Carrinho de compras

Seu carrinho está vazio

Continuar comprando

A IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

by Martin HELFST LEICHT |

Você já ouviu falar sobre sustentabilidade empresarial? O termo diz respeito às empresas que investem em ações que visam a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. O assunto já é pauta dentro de várias organizações ao redor do mundo e torna-se cada vez mais uma realidade.

Entretanto, alcançar o desenvolvimento sustentável empresarial não é a tarefa mais fácil. Para que tudo funcione sem que haja perda na qualidade da produção, é necessário mudar os hábitos empresariais.

Economizar energia, reaproveitar água e optar por produtos que não agridam o meio ambiente é uma boa forma de começar.

A Five, por exemplo, investe na aproximação dos negócios com meio ambiente há alguns anos e hoje é umas das poucas empresas 100% sustentáveis da União Europeia. Isso só foi possível pois a empresa apostou no conceito nZeb (quase zero emissões).

 

Equilíbrio de energia: a chave do sucesso

Muitas empresas ainda têm certa relutância em seguir um modelo mais sustentável de produção. Mas o segredo está no equilíbrio.

Para ter uma fábrica 100% verde, a FIVE investiu em um sistema fotovoltaico duplo que produz a energia necessária para manter tudo funcionando, resultando em um total de 270 MH/ano. Para atingir esse equilíbrio energético, é importante investir em uma estrutura tecnológica.

Outras marcas também seguem essa linha de pensamento, como é o caso da Samsung que assumiu uma responsabilidade socioambiental admirada mundialmente.

 Vantagens de ser sustentável

Além de contribuir para as gerações futuras, adotar uma postura sustentável traz inúmeros benefícios para a própria empresa. Confira os principais:

  • Reduz custos

A redução dos custos é um dos principais benefícios para todo negócio que adota o conceito de sustentabilidade empresarial. O impacto pode ser percebido nas contas de luz e água, por exemplo.

  • Melhora a imagem da marca

Os consumidores em geral tendem a se relacionar com marcas e empresas que levantam a bandeira da sustentabilidade.

  • Satisfação dos colaboradores

O desenvolvimento sustentável também está ligado a satisfação dos colaboradores. Trabalhar em um ambiente que se importa com as condições do planeta contribui para o ganho de motivação dos funcionários.

Mas, lembre-se: a sustentabilidade empresarial não pode ser apenas uma estratégia de marketing. É necessário acrescentar o conceito ao DNA da empresa.